Animação Sociocultural
O ambicioso projeto de Animação Sociocultural do Lar da Minha Avó é dinamizado por uma animadora sociocultural que connosco colabora a tempo inteiro.
Pretende “dar vida” aos dias de cada um dos nossos residentes, fazendo com que se sintam bem consigo próprios e com os outros; que se sintam cidadãos ativos, independentemente da sua condição.
Tem por base um plano individual de cada utente, que contempla as suas potencialidades e fragilidades sociais, bem como os objetivos desejados e atividades recomendadas para cada um.
Através das Animação Sociocultural, cada pessoa toma consciência de que pode e deve ser um cidadão ativo, com voz ativa; de que, apesar do muito que tem para ensinar, nunca é tarde para aprender e, portanto, pode continuar a fazê-lo de uma forma simples, lúdica e cativante.
As atividades são pensadas não para o utente, mas com o utente, levando-o a assumir uma postura mais participativa e fazendo com que o próprio assuma as suas memórias como fonte de sabedoria e experiência.
Através do Plano de Animação, que conta com sessões diárias, pretendemos:
- ocupar ativamente o tempo livre de cada residente
- consciencializar cada um das suas capacidades pessoais
- incentivar a socialização entre o grupo e funcionários (diretos ou indiretos)
- fomentar a participação dos utentes nas atividades
- favorecer a estimulação motora, cognitiva e a memória
- desenvolver a sua criatividade individual
- vencer medos e inibições ou qualquer tipo de bloqueio
- promover sentido crítico e autonomia individuais
Acreditamos que é possível continuar a descobrir novos horizontes na vida e a Animação Sociocultural tem a missão de potenciar uma imagem cultural alternativa à visão negativa do envelhecimento.
